Você depende de Deus?

Tempo de leitura: 5 minutos

Dependência quer dizer submissão, subordinação, obediência, estar sujeito a alguém ou alguma coisa. Podemos dizer que depender de Deus é estar sujeito à Sua vontade e obedecê-lo em qualquer circunstância. A Palavra nos diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm12: 2)

Então por que temos tanta dificuldade em obedecer a vontade do Pai? Obedecer é depender. Quando obedecemos à vontade de Deus, estamos exercitando a nossa fé em Cristo, mostrando que entendemos o que Deus tem preparado para nós. Depender também é confiar: “Quem depende inteiramente de Deus com certeza confia nele”. Nós confessamos que o nosso Deus é o “Deus do Impossível”, mas não queremos viver situações que fujam do nosso controle onde dependemos totalmente da obra do Senhor e não de nós mesmos. Uma das maiores expressões de dependência de Deus é a oração.

Ao orarmos, reconhecemos diante de Deus que somos fracos, pequenos e necessitamos de Sua graça e compaixão. Exemplo disso é o Salmo 31, uma oração de Davi. É como se ele dissesse a Deus: “Nas tuas mãos estão os meus dias porque sem a tua ajuda, sem a tua proteção e sem a tua providência constante em minha vida eu não tenho condições de dar um passo sequer”. Será que temos confiado em Deus a ponto de deixarmos Ele resolver os nossos problemas? Muitas vezes permitimos que os nossos problemas pareçam maiores que o nosso Deus.
Não acreditamos que Ele possa resolvê-los de fato, ou então esperamos que Ele os resolva ao nosso modo.
Não ousamos dizer-Lhe que faça a nossa vontade, mas Deus, que é poderoso e tremendo, sonda o nosso coração e se entristece ao ver que não confiamos nele de verdade.

 

– Texto de Ana Luiza Tófano Martins Henriques

Comentários no Facebook