São Gabriel Arcanjo: o Mensageiro de Deus

Tempo de leitura: 3 minutos

Anunciar ao mundo o Salvador. Que nobre missão recebeu Gabriel.

Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus”.

Mas esta não foi a única missão deste Mensageiro de Deus, á ele foi confiado a entrega de várias mensagens importantes em nome de Deus.

Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus”.

Gabriel aparece a três pessoas na Bíblia: primeiro ao profeta Daniel (Daniel 8:16); depois, ao lado do sacerdote Zacarias para predizer e anunciar o nascimento milagroso de João Batista (Lucas 1:19); e, finalmente, à Virgem Maria para dizer-lhe que iria conceber e ter um filho (Lucas 1:26-38). O nome de Gabriel significa “Deus é grande” e, como o anjo da Anunciação, ele é quem revelou que o Salvador deveria ser chamado “Jesus” (Lucas 1:31).

A primeira vez que vemos Gabriel, ele aparece a Daniel depois que o profeta teve uma visão. O seu papel é explicar a visão a Daniel (Daniel 8:16).Gabriel diz que foi enviado do céu em resposta específica à oração de Daniel. Gabriel partiu para trazer a resposta assim que Daniel começou a orar (Daniel 10:12

A mensagem de Gabriel ao sacerdote Zacarias, o pai de João Batista, foi entregue no templo enquanto Zacarias ministrava perante o Senhor. Gabriel apareceu à direita do altar do incenso (Lucas 1:11), um símbolo de oração, e disse a Zacarias que suas orações tinham sido ouvidas (versículo 13). A estéril esposa de Zacarias, Isabel, ia conceber e dar à luz um filho. Este milagroso filho deveria ser chamado João, e ele cumpriria a profecia da vinda de Elias (versículo 17, ver Malaquias 4:5).

Foi Gabriel, conhecedor dos mais profundos mistérios de Deus, quem anunciou a Maria que ela era cheia de graça e a escolhida para ser a Mãe do Salvador. Pelas palavras do Arcanjo, Nossa Mãe e Senhora foi entendendo a ação do Espírito Santo nela e, assim, foi se preparando para sua missão. Também foi graças à saudação angélica que temos hoje uma das orações mais difundidas e queridas do catolicismo, a Ave-Maria: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).

Em todas as três aparições, Gabriel foi recebido com medo, e ele teve que começar suas conversas com palavras de conforto e alegria para Daniel, Zacarias e Maria. É possível que Gabriel tenha sido também o anjo que apareceu a José em Mateus 1:20, mas isso não é certo, já que esse anjo não tem nome na Escritura. O que sabemos é que Gabriel é um dos anjos bons e santos de Deus. Ele tem uma posição privilegiada como um anjo que assiste “na presença de Deus” (Lucas 1:19), e foi selecionado para entregar mensagens importantes do amor e favor particular de Deus aos indivíduos escolhidos para fazer parte do Seu plano.

O próprio anjo diz sobre si mesmo: “Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova” (Lc 1,19).

Deus quer entrar e interagir na vida de Seu povo amado, quer transmitir-nos sabedoria e discernimento, quer cuidar de nós com carinho e amor. Para isso, Ele usa de Seus mensageiros, os anjos. Como Arcanjo da revelação, Gabriel conhece a nossa realidade e também nossos anseios, medos e fraquezas.

Elevemos nossas preces à São Gabriel Arcanjo, este servo tão próximo do trono de Deus e que possam desprender do Céu uma chuva de promessas, profecias e mensagens do Senhor para nossas vidas e nossa jornada em busca do Reino!

São Gabriel Arcanjo, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − quatro =