São Cristóvão, rogai por nós!

Tempo de leitura: 6 minutos

Toda vez que saímos em viagem, minha família tem o hábito de fazer uma oração, pedindo proteção no caminho, tanto para nós quanto para os demais que também estão na estrada. Sempre ao final da oração clamamos para que São Cristóvão rogue por nós.

Mas afinal, quem foi São Cristóvão? Nunca havia pesquisado sobre sua história, apesar de saber, pela imagem que o representa, que ele havia carregado Jesus Menino nos ombros.

Para minha surpresa, quase nada de histórico é conhecido sobre a vida e a morte de São Cristóvão,no entanto, a principal lenda atribuída a São Cristóvão nos revela um grande exemplo de conversão.

 Seu nome era, na verdade, Reprobus. Ele era possuidor de força e tamanho extraordinários, não havia quem lhe fosse comparado em termos de força física. Com tamanhos atributos resolveu servir apenas aos mais fortes e poderosos. Inicialmente servia a um grande e poderoso rei, no entanto passou a observar que o rei temia o nome do diabo. Reprobus passou então a servir um indivíduo que alegava ser o próprio Satanás, mas acabou por achar que faltava coragem, pois, uma vez, o Satanás se assustara com a visão de uma cruz na estrada.

Em sua busca por alguém mais poderoso para servir, ele encontra um eremita que lhe educou na fé cristã, batizando-o.Reprobus entãoabandonou o anjo do mal e passou a procurar o Senhor e passou a ajudar as pessoas a atravessar um rio perigoso, onde não havia pontes e onde muitos haviam morrido, ao tentar fazer a travessia, por causa da profundidade.

Certo dia, Reprobus fez a travessia de um menino, mas conforme atravessava o rio o menino cada vez mais pesado, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros e só com muito custo e sofrimento ele conseguiu depositar com segurança o menino na outra margem. Após a travessia, a criança revelou ser o Criador e o Redentor do mundo. Daí provém o nome Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”. Então passou a peregrinar levando a palavra de Cristo. Reprobus (Cristóvão) levou muitos a conversão, despertando a fúria do rei da região. Cristóvão foi preso e, depois de um martírio cruel, decapitado.

Agora sei que ao clamarmos, São Cristóvão, rogai por nós, estamos pedindo a intercessão daquele que, não apenas carregou Cristo nos ombros, mas também, levou Cristo em suas peregrinações e morreu por Ele.

Que em nossos caminhos, nossa jornada, nossas travessias, possamos sempre contar com a força e o ombro amigo de Cristóvão.

São Cristóvão, rogai por nós. Amém.

Escrito por Aline de Mattos

Comentários no Facebook