Determinada Determinação

Tempo de leitura: 6 minutos

Texto escrito por Elisa Prates

Santa Teresa de Jesus ou D’Àvila, também chamada “La Santa”, dizia que “orar é tratar de amizade estando, muitas às vezes, tratando a sós com quem sabemos nos amar”.

Para Teresa, orar é uma relação de amizade com Deus; é um encontro pessoal. Também dizia que para cultivar esta amizade, necessitamos de certos cuidados para nos tornarmos um orante, tais como:

– Cuidar de nossa relação com o outro por meio do respeito, amor solidariedade, misericórdia;
– Cuidar de nossa relação conosco mesmos;
– Cuidar de nossa relação com Jesus,
– E, ainda, com decisão, entusiasmo, constância e sem nos importarmos com as dificuldades.

A maneira de orar teresiano recomenda, antes de iniciarmos a oração propriamente dita, um certo preparo. Buscar um ambiente adequado e silencioso. Para ajudar a fixarmos a atenção em Jesus, podemos ler um texto do Evangelho, talvez uma imagem ou canto. Posicionarmos de forma relaxada. Aos poucos nos conscientizamos de nossa respiração, nosso corpo , de nosso interior sem dispersão. Neste momento, centramos nossa atenção em Jesus, em sua presença em nós e em tudo.

A partir disso, temos que encontrar nosso próprio jeito de orar, segundo nosso modo de ser, sensibilidade e situação. Teresa nos diz que o importante é deixarmos envolver por Jesus, contemplá-lo e penetrar em seu mistério com ajuda do Espírito Santo.

Santa Teresa traçou um mapa para chegar a Deus; descreve um ponto de partida dentro de uma condição humana. A oração não é apenas um momento, mas é um caminho a ser percorrido, como ela falava: com “determinada determinação”. Para saber mais acessar o blog da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares.

Oportunamente, neste mês em que se insere o Dia Internacional da Mulher, vale lembrar de algumas mulheres Santas que, com seu exemplo de vida, influenciaram e orientaram o Povo de Deus, até mesmo no curso do Papado.

Além de Santa Teresa de Jesus, estão Santa Maria, mãe de Deus; Santa Hildegarda de Bingen, Santa Catarina de Sena, Santa Rosa de Lima, Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Teresa Benedita da Cruz e Santa Teresa de Calcutá.
Às Santas, nossa homenagem!

Comentários no Facebook