Bote Fé – O Início da JMJ 2013 no Brasil

No último dia 18/09/2011 aconteceu o “Bote Fé”, uma grande festa para receber a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude – que, em 2013, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro. Foi uma linda festa com mais de 100 mil jovens no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, primeira parada dos símbolos da Jornada que, até julho de 2013, estarão peregrinando por várias dioceses do Brasil e nos vizinhos do chamado “Cone Sul” (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai).

Antes das 09 horas da manhã, quando começou a série de shows com vários artistas católicos dos quatro cantos de São Paulo (e até mesmo de outros estados Brasileiros), já havia muitas pessoas no Campo de Marte, todas com a expectativa de ver a chegada da Cruz dos Jovens e do Ícone de Maria.

A Abertura do Evento, as 9h, foi por conta do cantor Zé Vicente, acompanhado do Padre Joãozinho,scj e do grupo Cantores de Deus. Após esse show, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro subiram ao palco do Bote Fé para deixar uma mensagem para a juventude presente no local.

Logo após, começa os shows com vários padres, como Fábio de Melo (foto), Reginaldo Manzotti, Juarez de Castro, Frei Rinaldo, entre outros. Durante o evento foram transmitidos vídeos – como a história das jornadas mundiais da juventude e o que aconteceu na última edição, mês passado em Madrid (Espanha) – além de testemunhos.

Tiveram também shows com DDD (“Doidim de Deus”), Olívia Ferreira, Márcio Pacheco (com a participação do irmão dele, Fred Pacheco – vocalista da banda Dom), DJs e Cristodance, Beatrix, além da “surpresa de última hora” – Rosa de Saron. Até o sábado antes do evento, era divulgado que a banda não participaria do evento. Mas a partir das 07 horas da manhã do domingo, veio a confirmação através do twitter do guitarrista da banda, Eduardo Faro. Eles se apresentaram às 13:30h no dia, e deixaram a multidão enlouquecida.

Para encerrar a primeira parte dos shows, estiveram também no palco do “Bote Fé” a cantora Adriana, a banda Vida Reluz e o cantor Eugênio Jorge. Antes da celebração da missa na qual os símbolos da JMJ chegariam ao Campo de Marte, os cantores que se apresentaram e os que se apresentariam após a missa, subiram ao palco juntos numa confraternização para cantarem a música-tema do Bote Fé – “Nova Geração”, canção do Padre Zezinho, scj, que foi regravada em junho em uma nova versão por 80 cantores católicos especialmente para a chegada da Cruz e do Ícone.

Assista no Youtube: Nova Geração – Cantores Católicos

Mas a hora mais esperada e especial, sem dúvidas, foi a missa e a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.  Ao som de “Emmanuel” (Música – Tema da JMJ 2000, “O Jubileu das Jornadas Mundiais da Juventude”, que aconteceu em Roma), jovens entraram no Campo de Marte carregando a Cruz e o Ícone. A emoção tomou conta de todos os presentes no local – jovens espectadores, artistas, religiosos, voluntários e até mesmo os profissionais da imprensa. Foi lindo todos cantando o hino da JMJ 2000 na chegada dos símbolos “…E aqui, sob esta mesma luz, sob esta mesma cruz, Cantamos a uma voz : Emanuel, emanuel, emanuel, emanuel…”

Dom Raymundo Damasceno, Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, afirmou que a instituição se alegra com a presença tão significativa dos jovens do Brasil.

“Somos gratos ao santo padre por escolher o Brasil o país sede da JMJ. É com Cristo ressuscitado e com Nossa Senhora que venceremos. Que a juventude eterna de Maria nos encoraje a perseverar no seguimento a Jesus Cristo. Vocês jovens são a esperança do Brasil, os sentinelas do amanhã”, afirmou.

A cruz recebida hoje pela Arquidiocese de São Paulo é a mesma que João Paulo 2º entregou aos jovens em 1984 para que em torno dela se reunissem os jovens em preparação para as JMJ. Ocasião em que pediu que sempre se fizesse memória de quem só na cruz de Cristo existe redenção e vida. O ícone de Nossa Senhora passou a acompanhar a cruz em 2003.

O Bote Fé em São Paulo foi o início da preparação pra Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013. Que a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em terras tupiniquins seja o fortalecimento da fé nessa juventude que busca e que quer levar o amor de Deus aos quatro cantos do nosso país e do mundo.

Assista no Youtube: Portal Católicos – Especial Bote Fé São Paulo

Comentário: (1)

Categoria: Eventos, Jornada Mundial da Juventude, Juliana Menegussi, Larissa Rodrigues

Comentários (1)

Foi muito boa a nossa participação nessa manifestação, espero que no proximo ano participemos novamente, para reivindicarmos nossos direitos, e das pessoas que são excluidas .

Comente