Tempo de leitura: 6 minutos
Por Elisa Prates
Abrir o coração para a escuta de Deus é essencial para que a graça chegue a nós. Porque o esforço maior é Dele, do próprio Deus! Apenas precisamos dar espaço, pois Ele reza em nós.
O caminho da oração nos permite esta abertura.
São Lucas refere-se como fundamental o ensinamento de Jesus sobre a constância e perseverança na oração: “… importa orar incessantemente e sem jamais desanimar”, exigência essencial para uma vida espiritual. Assim sendo, para se aprofundar no exercício da oração é necessário habilidade. As Oficinas de Oração e Vida, dentre outras, prestam este serviço eclesial de nos auxiliar a aprender e praticar a arte de orar.
De caráter, eminentemente, leigo, as Oficinas contam com quinze encontros, uma vez a cada semana, com duração de duas horas cada sessão e sob a direção de um guia. Teve início em 1984 pelo Frei Ignacio de Larrañga, e foram aprovadas pela Santa Sé e pelo Conselho Pontifício para Leigos em 1997.
Participar das Oficinas é um divisor na prática de qualquer pessoa. Alguns requisitos essenciais para a oração são ensinados como a preparação prévia. Por meio da postura corporal e exercícios de respiração, elas nos colocam em harmonia e nos deixam menos agitados e mais concentrados, ou seja, com corpo e mente silenciados, prontos para orar com sutileza.
A cada encontro, com objetivo específico, conhecemos uma modalidade de oração: escrita, auditiva e leitura rezada. Além disso, na prática semanal, que consiste em exercícios de meditação e análise de texto bíblico para cada dia, também vivenciamos a modalidade de oração estudada na sessão.
Na medida em que nos aprofundamos na prática da oração, esta escola nos coloca, simultaneamente, na dimensão com Deus, conosco e com os outros.
Deste modo, vamos criando compromissos de vida com a Palavra, orando com sinceridade e fé, dando abertura para à escuta do Pai e, por fim, ao advento da graça em nós!
Informe-se na sua paróquia sobre as Oficinas de Oração e Vida. Com certeza será uma experiência surpreendente!